quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ARQBest-Arquitetura | Futurismo retrô em um triplex !

As décadas de 1960 e 1970 marcam presença nesta cobertura tríplex em Barcelona. Concebida por Bruno Reymond, a decoração aposta na combinação de móveis de desenho marcante e na profusão de obras de arte com evidente inspiração pop. Cheio de personalidade, o resultado é uma mistura de futurismo retrô com conforto e funcionalidade contemporâneos.
A residência, que estava desabitada, não recebia uma reforma havia mais de 20 anos. A intervenção feita por Reymond partiu para a transformação total dos espaços, a começar pela integração dos ambientes, antes muito compartimentados. No primeiro pavimento, estão as áreas de estar e de serviços. No segundo andar, ficam as quatro suítes. E no terceiro, o terraço e salas íntimas.
Escadas, parquet, ferragens e portas foram preservadas. Os demais acabamentos passaram por uma renovação, especialmente a pintura das paredes, que ganhou o brilho do branco total, intercalado, vez ou outra, por áreas negras.
Entre o mobiliário e a coleção de arte, impera a autenticidade. Um elefante de bronze laqueado dá as boas vindas logo na entrada. Em seguida, no hall da escada, o biombo espelhado turco contrasta com a Cadeira Vermelha, dos Campana, enquanto um aparador sueco da década de 1970 faz a quebra entre duas poltronas Karelia, desenhadas por Liisi Beckmann.
No estar e jantar, mesas feitas de madeira, sofás e biombos são de autoria do próprio Reymond. A poltrona Felt, de Marc Newson, e a La Chaise, de Charles e Ray Eames, complementam o living, enquanto as cadeiras da sala de refeições são da década de 1970. Elas foram trazidas diretamente de uma escola sueca. Os escandinavos, aliás, também são os autores das cadeiras de couro com pés metálicos pretos, que trazem graça ao outro living.
A arte está por toda parte, inclusive na cozinha, onde predominam acabamentos pretos e metálicos. E na suíte principal, os protagonistas são os móveis em acrílico da década de 1960, como a Bubble Chair de Eerio Aarnio. A cadeira Lago, de Philippe Starck, atualiza a atmosfera retrô futurista.
(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las ampliadas em galeria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!