sábado, 27 de agosto de 2011

ARQBest-Produtos&Materiais | Conheça a Casa construída com 25 MIL Garrafas de Vidro.


Quem tem telhado de vidro não joga pedra na casa do vizinho. Imagine então quem tem todas as paredes de garrafas de vidro. Especificamente, neste caso, 25 mil garrafas. Edouard Arsenault construiu uma casa com esses objetos, em Cap-Egmont, Prince Edward Island, no Canadá. As obras começaram na primavera de 1980, mas o material chave do projeto começou a ser recolhido um ano antes, época em que Arsenault recebeu um cartão postal da filha de um castelo de vidro, na Ilha Vancouver.
Arsenault precisou de aproximadamente 25 mil garrafas recicladas, de diferentes cores e tamanhos, para colocar de pé três edifícios. Mas, antes de colocar a mão literalmente na massa, Arsenault, que na ocasião tinha 66 anos, passou algum tempo no porão de casa, limpando e retirando os rótulos dos objetos. O que era apenas um hobby, logo foi se transformando em coisa séria e ganhando o apoio de quem passava pelo local. Assim, em 1981, a primeira etapa desse “sonho” foi aberta ao público.
Uma das etapas mais comentadas do projeto de Arsenault é a capela feita com 10 mil garrafas, em 1983. O ambiente conta, inclusive, com um altar e alguns bancos. Mas, o “sonho” chegaria ao fim na primavera de 1984. Aos 70 anos, o criador faleceu, deixando para trás a ideia, que ficou inacabada. Apesar de toda criatividade, alguns aspectos importantes foram deixados de lado. No inverno, por exemplo, o local não é dos mais aconchegantes, já que a estrutura de ferro usada por Arsenault não suporta os efeitos das geadas. Tamanha exposição ao mau tempo acabou deteriorando a estrutura, o que foi devidamente resolvido na década de 1990.
Na Argentina, o artesão Rubén ‘Tito’ Ingenieri criou algo parecido, com 6 milhões de garrafas. “Pelo menos 100 mil são de cerveja”, contou Ingenieri à BBC Brasil. E, qual você achou melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!